Somos especialistas em contabilidade para negócios digitais!

Saiba mais
Contabilidade digital completa para sua empresa
Nós te ajudamos a elevar o nível da sua empresa

Soluções pensadas para facilitar as rotinas do seu dia e gerar economia!

Saiba mais

ICMS/AL: Governo do Estado facilita acesso de pequenos negócios a incentivos do ICMS

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) publicou a Instrução Normativa 30/2025 com orientações para que contribuintes optantes pelo Simples Nacional possam se credenciar e usufruir dos incentivos fiscais previstos no Programa Cresce Alagoas (PCA), regulamentado pelo Decreto nº 99.350/2024.

A medida fortalece o apoio do Governo de Alagoas a micro e pequenas empresas dos setores de hotelaria, bares e restaurantes e similares, permitindo que esses empreendimentos tenham acesso a benefícios fiscais do ICMS voltados à aquisição de bens de capital e materiais de construção. Para isso, os interessados devem apresentar um projeto econômico-financeiro detalhado, justificando os investimentos pretendidos.

“Essa iniciativa traduz o compromisso do Governo com o desenvolvimento econômico sustentável, ao ampliar o alcance dos benefícios fiscais para empreendedores que contribuem para a geração de empregos e renda em Alagoas. Com mais clareza nas regras e agilidade no processo de credenciamento, damos um passo importante rumo a uma política fiscal mais inclusiva e eficiente”, ressalta a secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos.

Como funciona o credenciamento

O processo tem início com o envio do formulário previsto no Anexo Único da Instrução Normativa à secretaria setorial responsável, de acordo com o ramo de atividade da empresa. Contribuintes do setor de hospedagem (CNAE 5510-8) devem enviar para: [email protected]. Já os contribuintes do setor de bares e restaurantes (CNAE 5611-2) devem enviar para: [email protected].

Esses órgãos avaliarão o projeto e, se aprovado, encaminharão o processo à Sefaz-AL para verificação fiscal, que inclui o uso da Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Fiscal Digital e inexistência de débitos com o Estado.

“Essa medida representa um avanço significativo para o turismo alagoano, pois permite que hotéis e pousadas invistam na modernização de suas estruturas com o apoio de uma política fiscal mais acessível e eficiente. É uma forma concreta de impulsionar o setor e atrair mais visitantes, com melhores serviços e infraestrutura”, destaca a secretária de Estado do Turismo (Setur), Bárbara Braga.

Publicação e recursos

Os contribuintes credenciados terão seus nomes divulgados no Espaço do Contribuinte – Programa Cresce Alagoas, no site da Sefaz. Já os indeferimentos serão comunicados pelo Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), com direito a recurso no prazo de até 10 dias, via e-mail: [email protected].

A Gerência de Fiscalização Especial também disponibilizará a relação atualizada de estabelecimentos autorizados a operar com diferimento de ICMS, conforme o Decreto nº 20.747/2012.

Fortalecendo o empreendedorismo

O objetivo da iniciativa é fomentar o crescimento sustentável dos pequenos negócios em Alagoas, incentivando investimentos em estrutura e operação por meio de uma política fiscal mais atrativa.

“Estamos fortalecendo a cadeia produtiva da alimentação fora do lar, promovendo um ambiente mais favorável para que bares, restaurantes e estabelecimentos similares invistam em expansão e qualificação de seus serviços. Esse apoio fiscal é essencial para que esses empreendedores tenham condições reais de crescer e gerar ainda mais empregos em Alagoas”, reforça a secretária de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics), Alice Beltrão.

Mais informações sobre o credenciamento e as regras do Programa Cresce Alagoas estão disponíveis na IN 30/2025 da edição do dia 26 de maio de 2025, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas.


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Future Contabilidade

Future Contabilidade

WhatsApp